Todos os caminhos levam ao relacionamento

Todos os caminhos levam ao relacionamento

A unidade da Porter em Porto Alegre foi aberta em 2015 como licenciada Kiper, e em 2020, com a fusão das marcas Porter, Kiper e Villaro, a unidade tornou-se uma franquia Porter. Apesar de ser uma franquia, a marca local era mais forte e possuía credibilidade junto aos síndicos e moradores. Em 2021, passou a ser uma unidade própria com nova gestão. Com essa mudança, foi necessário ressaltar o nome Porter e deixar a marca local de lado. Atualmente a unidade possui 27 condomínios. 

Como é o mercado?

A cidade de Porto Alegre conta com mais de 1.300 síndicos profissionais, representando boa parte do mercado. Esse público busca ter um mandato tranquilo, a fim de conseguir gerenciar um maior número de condomínios. Além disso, o seu dia-a-dia é corrido, o que dificulta a criação de um relacionamento. 

Já os moradores não se preocupam com o nome da empresa que presta o serviço, mas sim com a qualidade do atendimento. 

Outro ponto forte do mercado é a parceria com administradoras de condomínios. A parceria garante bons frutos para ambos os lados. 

A característica principal dos condomínios é que são antigos e pequenos, com uma média de 20 unidades. 

Qual o desafio?

O principal problema enfrentado pela nova gestão foi a falta de comunicação aos síndicos e moradores sobre essa mudança. Quando Tarich Algayer chegou à unidade, os clientes não sabiam dessa mudança, o que gerou um descontentamento e sentimento de quebra de fidelidade.

Uma das primeiras ações foi a troca da sinalização no condomínio, pois a antiga tinha a marca local. Porém, os moradores tiveram a sensação de que havia trocado a empresa que prestava o serviço, e solicitaram uma reunião do conselho. Foi aí que o gestor percebeu que precisaria comunicar essa mudança de outra maneira. 

O time de Marketing junto à unidade, traçou um plano de relacionamento tático baseado em duas estratégias, que partiram de um grande objetivo: informar e tranquilizar síndicos e moradores sobre o novo momento da unidade Porter em Porto Alegre, focado na reconstrução de imagem e credibilidade. 

Ele então se dividiu em duas estratégias: 

  • Relacionamento: para mantermos a confiança e proximidade com  os nossos síndicos. 

  • Comunicação: objetiva e emocional , mostrando as vantagens desse novo momento aos moradores.

A estratégia de relacionamento foi desdobrada em um plano tático que consistiu em visitar os síndicos clientes, um a um, e apresentar o novo momento da unidade, enfatizando as melhorias.

Já a estratégia de comunicação, se materializou através de uma carta impressa para os moradores, que foi entregue nas caixas dos correios. 

“Esses primeiros meses foram importantes para arrumar a casa. Agora as coisas estão começando a andar, com novos negócios em andamento.” 

Tarich Algayer | Gestor da Porter em Porto Alegre

A unidade vê como próximos passos, a criação da posição de CS, para melhorar o atendimento e o relacionamento com os síndicos e moradores.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.