Glossário de Marketing

Glossário de Marketing

Utilize este material para consultar o significado dos principais termos de marketing.


A


  • Adwords: serviço de publicidade do Google. É pelo Google Ads que os sites fazem os anúncios pagos que aparecem nas páginas de resultado do Google.
  • Alt Text: usado para descrever uma imagem num site. É exibido sempre que o navegador não carrega a imagem.
  • Analytics: análise de dados de um site. Pode se referir ao Google Analytics ou a outras ferramentas similares.
  • Anchor Text: texto de um link, ajudando as ferramentas de busca a entenderem o destino do link.
  • API (Application Programming Interface): conjunto de padrões de programação usado para integrações de softwares. 
  • Automação de marketing: mecanismos que permitem a execução de ações de marketing digital de maneira automatizada para facilitar o trabalho e acelerar resultados. 
  • Autoridade do domínio: classificação do buscador em relação ao domínio para posicioná-lo nos resultados de busca.
  • Autoridade de página: classificação do buscador em relação a uma página para posicioná-la nos resultados de busca.

B


  • Banner: anúncio em forma de imagem veiculados em sites, blogs ou portais de informações. 
  • Black Hat: conjunto de práticas de SEO consideradas antiéticas. 
  • Blog: site no qual são publicados artigos, vídeos e imagens com regularidade, a fim de formar uma base de visitantes e mantê-los atualizados periodicamente. 
  • Branding: estratégia de gestão de marca que visa torná-la mais reconhecida e presente no mercado. O objetivo principal é despertar sensações e criar conexões fortes com o seu público.
  • Busca orgânica: tráfego vindo do bom posicionamento orgânico em ferramentas de busca.

C


  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente): métrica que permite que as empresas saibam o quanto estão gastando para conquistar cada cliente novo. 
  • Calendário editorial: agenda de publicações de conteúdo de uma marca em um período de tempo.  
  • Canais: são os meios pelos quais uma marca se comunica com seu público.
  • Canonical tag: ferramenta que permite que a ferramenta de busca transfira a autoridade de uma página para outra, especialmente quando os conteúdos dessas páginas são parecidos. 
  • Case: história de sucesso de um cliente, com o relato dos resultados que ele obteve após o uso de determinado produto ou serviço.
  • Chatbots: programas de computador que conseguem simular o atendimento humano em conversas online. 
  • Ciclo de venda: tempo necessário para uma conversão de venda, contando a partir do primeiro contato do prospecto com a marca.
  • Conteúdo pago: conteúdos publicados pelas empresas por meio de qualquer mídia paga.
  • Conteúdo viral: comunicação que foi amplamente compartilhada e reproduzida, seja na internet ou fora dela.
  • Conversão: é quando o usuário realiza uma ação que a empresa deseja. 
  • Cookies: são arquivos simples inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Isso permite identificar o usuário e suas preferências.
  • CPA (Custo por Aquisição): método de cobrança de anúncio calculado com base nas conversões.
  • CPC (Custo por Clique): método de cobrança de anúncio calculado com base no número de cliques. 
  • CRM (Customer Relationship Management): gestão do relacionamento com o cliente e softwares que oferecem soluções completas de gestão de relacionamento. 
  • CRO (Conversion Rate Optimization): estratégias focadas na otimização da taxa de conversão.
  • CSS (Cascading Style Sheets): linguagem de estilo para fazer a apresentação visual de páginas.
  • CTA (Call-To-Action): chamada que incentiva o usuário a tomar uma determinada ação.
  • CTR (Click Through Rate): porcentagem da audiência que visualizou sua mensagem e clicou no link disponibilizado, sendo redirecionada ao seu site.

 

D


  • Domínio:  principal endereço de um site. 

E


  • E-book: livro eletrônico. 
  • EdgeRank: algoritmo do Facebook que determina quais posts são relevantes o suficiente para aparecer no feed de notícias do usuário.
  • Endomarketing: estratégia de marketing focada nos colaboradores de uma empresa com base no relacionamento.
  • Engajamento: relacionado às interações que os usuários têm com os conteúdos publicados por uma marca. 
  • Entrega: refere-se tanto a entrega de mensagens como de produtos e serviços. 
  • Erro 404:  página de erro que aparece quando o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado.

F


  • Facebook Ads: plataforma de anúncios do Facebook e Instagram. Possui alta capacidade de segmentação.
  • Fluxo de nutrição: processo automatizado em uma sequência de e-mails que tem como objetivo estreitar o relacionamento com o prospect e aproximá-lo do momento da compra. 
  • Formulário de conversão: campos de informações que o visitante do site preenche em troca de algum conteúdo. 
  • Funil de vendas: representado por uma pirâmide invertida com os diferentes estágios em que potenciais clientes se encontram no processo de vendas. 
    • Topo do funil (ToFu): materiais introdutórios e que possuem o objetivo de transformar o visitante em lead.
    • Meio do funil (MoFu):  materiais com objetivo de fortalecer o relacionamento e a credibilidade da empresa, gerando demanda pelo produto ou serviço.
    • Fundo do funil (BoFu): materiais que mostram ao potencial cliente que a sua opção é a melhor possível para o caso dele.

G


  • Gatilho de e-mail: configuração que dispara uma mensagem a partir de uma ação tomada pelo usuário. 
  • Geração de leads: estratégia de converter os visitantes do site em leads.
  • Google Adwords: plataforma que permite exibir anúncios nos resultados das pesquisas do Google ou em uma rede de sites parceiros.
  • Google Hummingbird: algoritmo do Google que interpreta sinônimos, contexto e outros fatores como localização e buscas anteriores de uma palavra-chave. 
  • Google Panda: algoritmo criado pelo Google para analisar a qualidade dos conteúdos de um site.
  • Google Penguin: algoritmo criado pelo Google para analisar a qualidade dos links de um site.
  • Growth Hacking: conjunto de estratégias que buscam gerar um crescimento rápido na base de clientes. 
  • Guest Post: post escrito em um blog por um “convidado”, diferente dos autores regulares. Ele deve ter relação com a área de atuação da empresa e deve agregar conhecimento aos leitores.

H


  • Hard Bounce: falha na entrega de e-mails por uma razão permanente.
  • Heading Tags: recursos de programação em HTML para apresentar os títulos e subtítulos de uma página.
  • Hiperlink: conteúdo clicável em uma página que leva para outra página ou site.
  • HTML (HyperText Markup Language): linguagem de marcação utilizada para programação de páginas na web.

I


  • Inbound Marketing: atração gradual de clientes até a marca e seus serviços. Usa a criação de conteúdos relevantes e estratégias em meios digitais para atingir o seu público-alvo e construir um relacionamento com ele.
  • Inside Sales: venda realizada dentro do escritório via telefone e outros meios de comunicação.

K


  • KPIs (Key Performance Indicators): métricas utilizadas para mensurar as ações e monitorar o cumprimento das metas, acompanhando o progresso com base nos números. 

L


  • Landing Page (LP): página criada com um propósito específico de conversão.   
  • Lead: usuário que demonstra interesse na sua empresa e inseriu os dados dele em um formulário de conversão.
  • Lead qualificado: lead que está pronto para receber uma oferta de venda.
  • Lead scoring: algoritmo que determina uma pontuação para determinados perfis e comportamentos de um lead, analisando se ele é qualificado ou não. 
  • Link Building: processo para conseguir mais links externos para o seu site com o intuito de melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca. 
  • Links externos: links que direcionam para páginas fora de seu próprio domínio.
  • Links internos: links dentro de um site que direcionam para outras páginas do mesmo domínio.
  • Links patrocinados: anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de busca. 
  • Long Tail Keywords: termos de pesquisa mais específicos. 

M


  • Marketing de conteúdo: pilar da estratégia de Inbound Marketing. Tem o objetivo de atrair o público-alvo por meio da publicação de conteúdos relevantes nos mais diversos formatos.
  • Metadados: dados que informam a ferramenta de busca sobre do que se trata um site.
  • Meta description: breve descrição de uma página nos resultados das buscas. 
  • Mídia espontânea: tipo de conteúdo que não é criado pela empresa, e sim pelos clientes. 
  • Modelo de negócio: definição de como a empresa cria seus produtos e serviços, como ela os entrega ao público-alvo e como recebe os pagamentos. 
  • Mobile: termo usado para se referir a celulares.
  • MQL (Marketing Qualified Leads): leads nutridos e qualificados pelo time de marketing.

N


  • No Follow: atributo para que links não sejam rastreados pelas ferramentas de busca.
  • Nutrição de leads: técnica de automação de marketing para o envio de uma sequência de e-mails após um determinado evento com o objetivo de conduzir o lead pelo funil de vendas.

O


  • Off Page: elementos exteriores à página e que influenciam em seu posicionamento nos resultados do Google.
  • On Page: elementos que estão dentro da página e que influenciam nos resultados do Google.
  • Opt-in: escolha de optar por receber informações via e-mail ao inscrever seu endereço em formulários de um site.
  • Opt-in duplo: envio de e-mail para o lead confirmando o interesse em seu conteúdo.
  • Outbound Marketing: marketing tradicional em que anunciantes usam a publicidade para “interromper” o consumidor ao invés de atraí-los até a sua marca. As estratégias e canais não focam em um público específico. 

P


  • Pagerank: algoritmo criado pelo Google para avaliar os sites em uma escala de 0 a 10. 
  • Page title: texto que aparece na aba de seu navegador quando abre uma página e também como linha de destaque na página de resultados do Google.
  • Page views: número de vezes que uma página web é visualizada durante um determinado período de tempo. 
  • Páginas por visita: número médio de páginas visualizadas por um único visitante durante um determinado período de tempo. 
  • Palavra-chave: palavra que resume um tema ou assunto de busca no Google. 
  • Persona: personagem que representa o cliente ideal de um produto ou serviço. É construída com características demográficas e comportamentais.
  • Prova social: estratégia de utilizar depoimentos de clientes para transmitir credibilidade e empatia. 

Q


  • Qualificação de lead: processo para classificar quais leads estão aptos para serem abordados pela equipe de pré-vendas, quais ainda não estão aptos e leads que não tem perfil para a venda. 

R


  • Redirect 301: processo de redirecionar uma página para outro endereço. 
  • Remarketing/retargeting: exibição de um anúncio para usuários que já tiveram contato com a sua marca. 
  • ROI (Return on Investment): relação entre a receita e os gastos em marketing. 

S


  • Sazonalidade: influência que os negócios sofrem devido a eventos do calendário anual.
  • Segmentação: definição do público-alvo de uma campanha ou estratégia. A segmentação pode ser feita com definições de faixa etária, gênero, profissão, hábitos de consumo, nível de renda e localização.
  • SEM (Search Engine Marketing): conjunto de estratégias com o objetivo de promover um site nas buscas do Google. É dividido entre SEO e anúncios pagos.
  • SEO (Search Engine Optimization): conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento de um site no Google. 
  • SERP (Search Engine Results Page): página que contém os resultados de uma pesquisa na ferramenta de busca do Google.
  • Sitemap: mapa onde estão listados todos endereços das páginas de um site. 
  • Soft Bounce: falha na entrega de e-mails por uma razão temporária.
  • SQL (Sales Qualified Leads): leads que cumpriram os critérios de qualificação para serem abordados pelo time de pré-vendas. 

T


  • Taxa de abertura: porcentagem de usuários que abrem um e-mail.
  • Taxa de cliques: porcentagem de usuários que clicam em um link. 
  • Taxa de conversão: porcentagem de usuários que completa uma ação esperada. 
  • Taxa de entrega: porcentagem de e-mails que são efetivamente entregues aos destinatários.
  • Tempo no site: tempo médio que um visitante permanece em seu site. 
  • Teste A/B: teste feito com duas variações de uma página, publicação ou e-mail. O objetivo do teste é avaliar qual versão apresenta melhor desempenho. 
  • Tráfego orgânico: visitas que um site recebe por meio de acessos diretos, redes sociais e buscas orgânicas no Google.
  • Tráfego pago: visitas que um site recebe por meio de anúncios pagos em redes sociais, banners e palavras-chave no Google. 

V


  • Visita: acesso de um site. 
  • Visitante: usuário que acessa o seu site.
  • Visitantes de retorno: visitante único que acessou um site mais de uma vez. 
  • Visitante único: quando um visitante acessa um site e tem um cookie instalado em seu computador. Toda vez que ele acessar o site, contará como o mesmo visitante. 

W


  • Web Analytics: processo de mensuração, coleta e análise de dados de um site. O objetivo é entender e melhorar a usabilidade do site.
  • Webinar: conteúdo em vídeo no formato de seminário on-line. Pode ser exibido ao vivo ou gravado.
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